Promoções de verão buscam manter as vendas em alta

04/02/2020

Promoções de verão buscam manter as vendas em alta

Depois da Black Friday, em novembro, e do Natal, em dezembro, os primeiros dias do ano marcam outra chance de melhorar o faturamento para o varejo brasileiro: as liquidações de verão. Seja como forma de renovar o estoque para se preparar para o restante do ano, seja para atrair os consumidores para as lojas em um período de menor movimento, as ofertas variam de 15% a 80% de desconto.

No Shopping Iguatemi, na zona norte da Capital, a ação Corta-Corta Iguatemi oferece descontos de até 60% e isenção de estacionamento cumulativo para os clientes que realizarem mais de R$ 100 em compras. A campanha já é tradição no empreendimento e ocorre duas vezes por ano, em janeiro e em setembro. “A campanha é em decorrência do período de troca de coleções que, normalmente, acontece duas vezes ao ano”, conta Nailê Santos, gerente-geral do Iguatemi Porto Alegre.

A iniciativa do Iguatemi tem participação de cerca de 80% das lojas no shopping, com destaque para os setores de vestuário, beleza e eletrônicos, e vai até o próximo domingo. Além disso, o Iguatemi oferece um serviço de consultoria digital, no qual os clientes podem enviar mensagens pela conta do Instagram do shopping descobrir quais lojas ou produtos estão com descontos. A liquidação segue até este domingo.

Outra iniciativa promocional que acaba neste fim de semana é a da Via Varejo, administradora das lojas Casas Bahia e Pontofrio. A liquidação em ambas as marcas foi prorrogada até o dia 12 de janeiro e oferece descontos de até 70% em todas as categorias de produtos, com condições de pagamento de até 30 vezes sem juros nos cartões da loja.

“A liquidação é importante para aquecer o comércio nesse início de ano, buscando atrair os clientes, mesmo de férias, às lojas espalhadas no Estado”, explica Rogério Robalo, gerente da loja Ponto Frio no BarraShoppingSul. Além dos descontos, limitados por estoque, durante a promoção, o Ponto Frio também está recebendo smartphones usados que podem gerar um bônus de até R$ 1.000 na compra de um novo aparelho.

A “Liquida da Largada”, promovida pela Lojas Lebes traz ofertas com até 35% em áreas como telefonia, eletrodomésticos, eletroportáteis, móveis e artigos de decoração, automotivos. Na loja online do Carrefour, a Liquidação de Verão apresenta descontos de até 40% em produtos que vão desde artigos de esporte e lazer até pneus, mala e equipamentos de ar e climatização.

“Sabemos que no início do ano os brasileiros procuram produtos para aproveitar as altas temperaturas e o período de férias, por isso sempre pensamos nesse consumidor ao promover a Liquidação de Verão, dando mais oportunidades e opções de compra”, explica o diretor de e-commerce do Carrefour Brasil, Luiz Escobar.

As ofertas neste início de ano vão anteceder o Liquida Porto Alegre, realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL POA) tradicionalmente em fevereiro. Para o presidente da CDL POA, Irio Piva, as liquidações de verão são uma forma de atualizar o estoque de produtos e de atrair os consumidores mesmo em um período de férias. “As lojas não vendem 100% dos produtos que compram para o ano, então os saldões de início de ano são uma boa forma de fazer girar o estoque. Quem sai ganhando com isso é o consumidor”.

Fonte: Jornal do Comércio